Os alunos do 9º ano e do Ensino Médio, com rendimento abaixo da média, são convidados a participar de um programa de Plano de Estudos.

Esse plano, é montado pela coordenação pedagógica, de acordo com as dificuldades que estão sendo apresentadas pelo aluno e a disponibilidade de horário do aluno.

São propostos que o aluno estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo e trace pequenos objetivos para cada uma delas.

Por exemplo:

1º Passo:  Curto prazo –  Dominar uma  matéria que você tem dificuldade

2ª Passo:  Médio prazo – Tirar mais de 7 no próximo simulado da escola.

3º passo:  Longo prazo –   Passar em Psicologia no vestibular.

Para alcançar esses objetivos o aluno deve dividir seus objetivos em pequenas tarefas para que ele consiga caminhar em sua meta.

Por exemplo:

1. Dedicar 1 hora de estudo diário para a matéria  com mais dificuldade.
  2. Dedicar 2 horas por semana para fazer exercícios específicos da matéria com mais dificuldade.

É importante que o aluno avalie-se constantemente para saber se o plano está caminhando bem ou se é necessário fazer adaptações nesse percurso. Aqui, também são sugeridas algumas perguntas para ele:

1. Você está conseguindo cumprir o seu plano de estudo?
  2. É necessário alterá-lo?
  3. Você ainda tem dificuldade?
  4. Seu desempenho se modificou nas avaliações escolares?

A todo tempo, é possível fazer alterações que se adaptem à rotina do aluno para melhor atender nossa intenção pedagógica.

Um modelo de Plano de Estudos é o que segue abaixo.